Curso de Redação - ENEM 2025
Estruture seu texto com clareza e argumentos sólidos, bem fundamentados.
Desenvolva sua redação por meio de prática constante e direcionada.
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A EDUCCAPPE oferece o curso online de Redação para o ENEM, conduzido pela renomada Professora Tânia Maria Silva Mestre em Linguística e com mais de 10 anos de experiência no Ensino Superior, atuando com excelência na área de Redação.
CURSO DE REDAÇÃO ENEM EDUCCAPPE
Entenda mais sobre nossas competências
COMPETÊNCIA I: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Essa competência diz respeito à análise gramatical, abrangendo ortografia, pontuação,
sintaxe, etc. Faz análise da linguagem empregada, que deve ser a formal, a chamada norma
padrão da língua. Portanto, a gramática é imprescindível para os 200 pontos adquiridos
aqui.
COMPETÊNCIA II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Três quesitos são avaliados aqui: compreensão do tema (o aluno compreende o que é
solicitado no tema da proposta de redação? Fala do tema ou tangencia o mesmo?),
argumentos vastos (os argumentos abrangem as diversas áreas do conhecimento, ou são
delimitados a uma área específica? São mera cópia dos textos motivadores?) e estrutura (a
redação segue a estrutura do texto dissertativo-argumentativo – introdução,
desenvolvimento e solução? Há algum desses elementos em falta?). Zerar essa competência
implica em zerar a redação inteira, pois se você fugir ao tema, não abordará o que a proposta
lhe pede.
COMPETÊNCIA III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Essa competência avalia a qualidade dos argumentos e a sua utilização na redação. Ou seja,
analisa se o aluno seleciona argumentos que, de fato, fundamentem a tese, se há
incoerências entre tese e argumento, se há autoria (ou apenas mera cópia), se há junção
entre ideia e argumento (ou apenas exposição), se há argumento (ou apenas opiniões vagas,
sem complementação).
COMPETÊNCIA IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Agora é a hora de avaliar as “ligações” da redação. Sempre digo que o texto é um corpo, ou seja, todas as partes devem estar bem unidas, ligadas. Caso não estejam costuradas por
conectivos, haverá incoerência. Logo, você perderá pontos na competência IV, na III (por
falta de coerência, sentido) e na I (por não haver uso correto dos mecanismos da
linguagem). Aqui, será avaliado o correto uso dos conectivos (conjunções), dos sinais de
pontuação, enfim, da coesão textual.
COMPETÊNCIA V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
O tema desenvolvido por você apresentará uma problemática, a qual deve ser solucionada
no fim do seu texto, no último parágrafo. Essa competência avaliará se a proposta é válida,
clara, possível de ser posta em prática, se respeita os direitos humanos, se manifesta vários
agentes, se é detalhada.
Depois de ter lido esse quadro informativo (com comentários nossos), vejamos
agora quais os motivos para que uma redação receba no