
Sobre o curso
CURSO DE REDAÇÃO ENEM EDUCCAPPE
COMPETÊNCIA I: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa.
Essa competência diz respeito à análise gramatical, abrangendo ortografia, pontuação,
sintaxe, etc. Faz análise da linguagem empregada, que deve ser a formal, a chamada norma
padrão da língua. Portanto, a gramática é imprescindível para os 200 pontos adquiridos
aqui.
COMPETÊNCIA II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das
várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites
estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Três quesitos são avaliados aqui: compreensão do tema (o aluno compreende o que é
solicitado no tema da proposta de redação? Fala do tema ou tangencia o mesmo?),
argumentos vastos (os argumentos abrangem as diversas áreas do conhecimento, ou são
delimitados a uma área específica? São mera cópia dos textos motivadores?) e estrutura (a
redação segue a estrutura do texto dissertativo-argumentativo – introdução,
desenvolvimento e solução? Há algum desses elementos em falta?). Zerar essa competência
implica em zerar a redação inteira, pois se você fugir ao tema, não abordará o que a proposta
lhe pede.
COMPETÊNCIA III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Essa competência avalia a qualidade dos argumentos e a sua utilização na redação. Ou seja,
analisa se o aluno seleciona argumentos que, de fato, fundamentem a tese, se há
incoerências entre tese e argumento, se há autoria (ou apenas mera cópia), se há junção
entre ideia e argumento (ou apenas exposição), se há argumento (ou apenas opiniões vagas,
sem complementação).
COMPETÊNCIA IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da argumentação.
Agora é a hora de avaliar as “ligações” da redação. Sempre digo que o texto é um corpo, ou seja, todas as partes devem estar bem unidas, ligadas. Caso não estejam costuradas por
conectivos, haverá incoerência. Logo, você perderá pontos na competência IV, na III (por
falta de coerência, sentido) e na I (por não haver uso correto dos mecanismos da
linguagem). Aqui, será avaliado o correto uso dos conectivos (conjunções), dos sinais de
pontuação, enfim, da coesão textual.
COMPETÊNCIA V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
respeitando os direitos humanos.
O tema desenvolvido por você apresentará uma problemática, a qual deve ser solucionada
no fim do seu texto, no último parágrafo. Essa competência avaliará se a proposta é válida,
clara, possível de ser posta em prática, se respeita os direitos humanos, se manifesta vários
agentes, se é detalhada.
Depois de ter lido esse quadro informativo (com comentários nossos), vejamos
agora quais os motivos para que uma redação receba no
Venha aprender conosco como aplicar na prática essas 05 competências na sua redação, aprendendo os preceitos linguísticos na prática e na teoria para que você pontue bem em cada quesito.